about BR

O AZULEJOS PROJECT propõe a elaboração de azulejos cerâmicos artesanais. O projeto resulta da cooperação entre Letícia Panisset, ceramista brasileira, e Émilie Renault, designer e desenhista francesa.

Nós combinamos o artesanato e a contemporaneidade, integrando o ritmo meditativo de materiais e práticas artesanais com o dinamismo de tecnologias e concepções gráficas contemporâneas. Também estamos interessadas na articulação entre cerâmica e arquitetura e nas formas com que o material cerâmico pode conferir qualidade ao espaço arquitetônico.

Nossos azulejos estão imbuídos de uma presença material, conforme definido por Zumthor, o arquiteto do Cantão dos Grisões na Suíça. Trabalhamos arduamente para obter uma justeza material, que está na base da interação de nossos sentidos pessoais e as coisas que nos cercam – objetos e espaços. O que dá a nossos azulejos seu caráter especial é essa íntima combinação de savoir-faire de cerâmica e serigrafia, a sensorialidade dos materiais, com o jogo sobre motivos tradicionais, para criar novos ritmos de composições de azulejos.